Olá pessoal, tudo bem?
Quem me acompanha lá no Instagram deve ter percebido que a cada semana meus cabelos estão com uma cor diferente né? E a última delas é um ruivo acobreado escuro, que hoje vou ensinar para vocês como chegar nesse tom.
Nos meus cabelos eu uso coloração e tonalizante, por questões de fragilidade dos fios não estou mais descolorindo a raiz.
Primeiro, vamos ao tom que meu cabelo estava antes dessa mudança:
Um laranja bem desbotado, isso porque eu havia pintado com a coloração Igora 8.77 e tonalizado com o flamingo da Kamaleão Color. Já havia passado mais de 20 dias desse procedimento.
Partindo dessa base desbotada, usei uma mistura de creme branco (pode ser de qualquer marca), com o tonalizante raposinha da Kamaleão Color.
A proporção foi mais ou menos assim:
200
ml de creme (eu vou despejando e medindo pela marcação da cumbuca)
10
colheres de tonalizante (uso aquelas colheres de festa que são de plástico
descartável e que vende em pacotinhos nos supermercados).
Essa mistura rendeu bastante porque embora meus cabelos sejam de cumprimento médio, eu tenho muito cabelo, muito mesmo! Por isso, caso você tenha menos, pode reduzir as medidas até pela metade.
Misturei tudo e apliquei mecha por mecha. Coloquei uma touca (pode ser qualquer uma, só para não manchar a roupa) e esperei 1 hora. Isso fica a seu critério, pode deixar de 30 minutos a 1 hora, quanto menos deixar, mais claro fica o tom.
DICA: Sempre passe com os cabelos secos! Pois se aplicar com os cabelos molhados ou úmidos, além de manchar, a cor vai desbotar mais rápido.
Esse foi o resultado:
Na luz natural depois de uma semana (duas lavagens):
Vejam que ele ficou ruivo acobreado escuro no dia em que pintei (quase um marrom na sombra), porém depois de duas lavagens, abriu uma cor linda e ficou bem cobre. Em algumas fotos dá a impressão dele estar manchado, mas não está, isso porque conforme a luz bate nos cabelos, dependendo do ângulo, alguns fios brilham mais que os outros. Essa cor foi desbotando gradativamente, por isso você pode tonalizar toda semana, ou se não tiver muito tempo, pode fazer a cada 20 dias, pois mesmo desbotado ele vai continuar lindo e acobreado.
Eu sou formada como cabeleireira profissional, não desmereço o serviço
de nenhum profissional da área, mas sempre defendi que alguns
procedimentos podem sim ser realizados em casa, principalmente com a
crise em nosso país onde muitas meninas tem o sonho de ficar ruiva, mas
não tem condições financeiras de ir a um salão.
Por isso, resolvi explicar um pouquinho sobre os procedimentos em cada tom de cabelo, lembrando que se você não tiver muita pratica com colorações, assista antes alguns vídeos no Youtube de como é feita as aplicações e peça ajuda para uma amiga ou familiar ok?
Como conseguir um ruivo acobreado em cabelo preto?
Se o cabelo for virgem, é necessário uma descoloração até que fique com uma base pelo menos em um tom 8 (um loiro médio, puxado para o laranja ou dourado), agora se o cabelo estiver com tintura é um pouco mais trabalhoso. Nesse caso recomendo primeiro limpar a coloração com o Dekap Color duas ou três vezes, verificar a cor que abriu e se necessário, fazer uma descoloração.
Não tem como mensurar o procedimento exato porque há muitas variáveis, desde a marca da coloração preta usada, quanto tempo foi aplicado esse tom preto, até o nível de porosidade do cabelo. Por isso, tenha em mente que será preciso muita calma e cuidado, sempre tratando os cabelos entre um procedimento e outro, mas que é sim possível chegar a esse tom e ainda manter os cabelos saudáveis.
Como conseguir um ruivo acobreado em cabelo castanho?
Se o cabelo foi um castanho claro ou médio, você pode fazer um clareamento menos agressivo com a misturinha abaixo:
Pó descolorante
Oxigenada de 20 volumes
Shampoo transparente de limpeza
Proporções:
1 parte de pó + 1/2 parte de oxigenada + 2 parte de shampoo), passar em
todo o cabelo seco mecha por mecha e deixar por aproximadamente trinta
minutos (o segredo aqui é atenção minuto a minuto, vá acompanhando a
resistência dos fios e a cor que está abrindo).
Após esse tempo, enxague bem, lave com shampoo e aplique uma máscara de tratamento de boa qualidade (de preferência reconstrutora) e se possível, deixe os cabelos secarem naturalmente (para absorver bem os benefícios da máscara). No dia seguinte, pode aplicar o tonalizante raposinha misturado com creme branco.
Mas se o seu cabelo for um castanho muito escuro e virgem, há duas possibilidade: A primeira, usar uma coloração bem mais clara (como por exemplo um 9.7 da Igora, 9.434 da Beauty Color, 9.34 da Yellow), ou fazer uma descoloração prévia. Você até pode passar o tonalizante sem descolorir para dar um brilho acobreado quando sair ao sol, mas para abrir o tom, só é possível se fizer um desses dois procedimentos.
Já em cabelos castanhos com coloração, é necessário uma limpeza do fio com o Dekap Color e em seguida a aplicação do tonalizante.
Como conseguir um ruivo acobreado em cabelo loiro?
Se for um loiro muito escuro quase castanho será necessário abrir um pouco da cor, o que facilmente pode ser feito com a misturinha de pó, oxigenada e shampoo que ensinei no tópico acima, mas se o seu cabelo for um loiro médio ou claro, é só aplicar o tonalizante com o creme: vá misturando e olhando se o tom está de acordo com o desejado, quanto mais marrom ficar a mistura no potinho, mais acobreado deixará os cabelos, mas cuidado para não colocar muito tonalizante e deixar os cabelos marrom (se isso acontecer, é só lavar com shampoo de limpeza que o tom vai clarear).
Viram como é fácil gente? Eu sei que muitas meninas tem um medo enorme de usar pó descolorante, mas ele não é esse bicho de sete cabeças não. Ele só vai estragar seu cabelo se não forem tomado todos os cuidados, como um teste de mecha para saber quanto tempo seu cabelo aguenta com o pó, se for mal aplicado (mechas muito grossas), se usar produtos de qualidade ruim entre outros.
O segredo de todo procedimento é a atenção e cuidado, mas também de nada adianta você usar um pó descolorante e ter cuidado ao aplicar, mas não cuidar depois dessa aplicação. Cabelos que já passaram por um processo de descoloração precisam semanalmente de cuidados, por isso se for possível siga um cronograma capilar, ou se não for tão regrada como eu rsrs, vá alternando os usos entre máscara de hidratação e nutrição e a pelo menos a cada 15 dias, use uma máscara de reconstrução.
Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouquinho sobre os procedimentos e se tiverem dúvidas, deixem uma pergunta aqui em baixo e clique no quadradinho para ser notificada por e-mail quando eu te responder tá? Também sintam-se a vontade de me chamar nas redes sociais.
Bjs!
Marcadores: Cabelo Ruivo